30.9.15

Clichê: vilão ou aliado?

O post de hoje é mais voltado aos escritores, mas muitos leitores e até mesmo quem assiste muitos filmes e séries podem se identificar. Fiquem a vontade~

Eu sentei para planejar os detalhes da minha nova fic e já disse de cara "não quero que ela seja clichê", logo em seguida pensei: por quê?
Sempre lemos por aí que temos de ser originais e criarmos nossos próprios roteiros e tudo mais... Mas... Será que isso está certo e, se está, vale mesmo a pena?
Segundo uma pesquisa do amado titio google existem cerca de 130 milhões de livros publicados no mundo (isso até a última contagem né -qqqq), seria possível ainda ser original sob essas circunstâncias?

Não acredito que eu esteja errada em afirma que não existem mais ideias exclusivas para se desenvolver, o mais perto da originalidade que podemos chegar é criar um desenvolvimento diferente de uma ideia já existente.
Tiremos vampiros como exemplo. Temos, só de memória, "Crepúsculo", "Drácula", "Entrevista com o Vampiro" e "Como se Livrar de um Vampiro Apaixonado", estórias totalmente diferentes embora tenham em seus roteiros seres que sugam sangue e uma donzela.
Escrever sobre algo que já escreveram ou ler sobre algo que já leu antes não significa que a experiência vai ser igual ou "clichê", muitas das vezes podemos até nos surpreender em como duas pessoas podem abordar o mesmo tema, usando as mesmas ferramentas e conseguir resultados completamente diferentes.

Outro exemplo de clichê, o maior de todos acho, é o de desenvolvimento de roteiros. Vejam se os exemplos abaixo lhes soa familiar:
"Garota nerd gosta do esportista mais popular da escola e ele só a trata mal, mas ela acredita que ele tem um bom coração e no fim ele se apaixona pelo jeito simples de ser dela" (ou invertam os gêneros)
"Garota perde os pais num acidente e vai morar com um parente distante numa cidade nova, onde o grupo popular da escola a odeia e os excluidos são seus amigos, até que o badboy se apaixona por ela"(ou invertam os gêneros, de novo -q)

Já viram isso em algum vários lugares certo?
Foi esse tipo especifico de clichê que me inspirou a fazer esse post e ao qual me referia no processo de criação da minha fic, são clichês bem escrachados e que já foram mais que usados e abusados... Mas... É certo fugirmos deles?
Quem participa de sites como o fanfiction ou o wattpad, sabem bem que as estórias que mais fazem sucesso são as que contam com tais clichês ou sexo e violência em seus roteiros. Acho que por já ser algo conhecido e que já se sabe como termina ou como deve terminar as pessoas optam por elas por serem mais fáceis de ler e de escrever. Já sabem que vão gostar então pra quê se esforçar em descobrir coisas novas?
É um pensamento bem preguiçoso, eu sei u.u
Eu admito que me chateio bastante pelo fato das minhas fics, que me esforço tanto pra criar toda uma ambientação e atrativos, ou até mesmo fics que acho perdidas por aí não receberem tanto destaque quanto uma fic clichê, mas foi uma escolha minha e dos outros autores na mesma situação então temos de nos acostumar com o fato das nossas ideias exigirem um púbico mais 'seletivo'

O que podemos resumir disso tudo então? Quais os prós e os contras de:
Uma estória clichê:

  • Ascensão rápida e alto indice de acompanhamento
  • Escrita mais simples e menos elaborada
  • Final mais ou menos previsível, tornando-o mais simples e mais tranquilo de escrever e de ler
  • "Disputa" com muitos escritores do mesmo gênero
  • Falta de atrativos originais (na maioria das vezes)
  • Expectativa dos leitores (muitas vezes fica impedido de 'quebrar' o clichê)


Uma estória "original":

  • Não costuma ocorrer disputas com outros autores por visibilidade já que a estória tem atrativos
  • Possibilidade de atrair a atenção de uma editora ou ter o trabalho aceito mais facilmente
  • Maior liberdade sobre a obra
  • Ascensão lenta e baixo indice de acompanhamento (na maioria das vezes)
  • Escrita mais elaborada e exigência maior de criatividade, já que tem de se criar toda a ambientação e personagens diferentes

Bom, essa é minha opinião minna. Mas e vocês, o que acham sobre o assunto?


2 comentários:

  1. Olá!
    Acho que depende de muitos fatores~ Por exemplo, existem temas clichês, mas que são muito bem trabalhados, o escritor tem jeito com as palavras e faz a leitura - por mais que tenha uma história já contada - parecer única e extremamente agradável.
    Já li livros com histórias bem originais, mas com escrita péssima. Minha vontade era de reescrever tudo aquilo de forma mais decente (não que eu fosse capaz, mas vamos fingir que sim), então... Não dá pra dizer que o clichê é ruim.
    Creio que vai muito além disso!
    Gostei da sua postagem e sei como é ser ficwriter frustrada, haha.
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso!
      Porque no fundo tudo são clichês, não há mais temas originais.
      Eu só não gosto muito daqueles clichês bem ao pé da letra mesmo, que tudo é clichê, desde a trama até o desenvolvimento z.z

      hahaha, obrigada! X3
      Bai bai~

      Excluir

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)