16.5.15

Porque o Egito não é só terra e camelo~

E eis que as ideias de posts surgem de onde menos se espera... De uma novela -q
Que eu sempre fui fascinada por fatos históricos não é surpresa, mas finalmente tomei coragem de enfrentar a preguiça e cá estou. Acabei de ver a novela da record ("os dez mandamentos") e, como ainda estava no clima, aproveitei. 
As novelas da record são as unicas que eu assito. Apesar de serem voltadas para temas biblicos e tudo o mais e eu não ser fã disso, acho todos os detalhes lindos e as tramas mais interessantes que as da globo (e mais faceis de acompanhar também -q)
Mas não to aqui pra falar de novela, to aqui pra falar do Egito e algumas curiosidades sobre ele e seus trilhares de deuses~

Vamos começar pelo principal, básico do básico~

Principais deuses egipcios e suas interligações: agora que a treta começa -qq
Rá, era o deus Sol que, unindo-se ao deus Amon, formou "Amon-Rá": o deus dos deuses, de quem diziam que o faraó era a reencarnação; já Nut era a mãe de Rá, e (por algum motivo desconhecido por mim) o engoliu, criando assim a noite e fazendo seu filho (Sol) renascer a cada manhã.

Osíris, descendente direto de Rá, era o deus dos mortos, da vegetação e da fecundidade. Era ele quem buscava as almas dos mortos para serem julgadas em seu tribunal, sendo assim representado pelo rio Nilo. Casou-se com sua irmã Ísis, deusa das águas e das sementes e protetora da vegetação (casal perfeito S2), dizem que foi das lágrimas que ela derramou pela morte do marido que o rio Nilo nasceu. Hórus, o deus falcão, foi fruto desta relação e era cultuado como protetor dos faraós e das famílias. Ele lutou contra Set pelo trono de deus do Egito e, após a intervenção do pai direto do 'além', os demais deuses entregaram o trono a ele.
Hórus casou-se com Hathor, a deusa guardiã das mulheres e protetora dos amantes. Esta, por sua vez, era representada com a cabeça de uma vaca, um animal considerado muito gentil no Egito antigo.



Set, o deus do caos, era o responsável pelas guerras e pela escuridão. Foi colocado como grande inimigo de Osíris, já que o matou pelo trono que acabou perdendo para o sobrinho Hóros. Ele era o vento quente vindo do deserto, a encarnação do mal.
Em alguns textos Thoth é representado como seu filho (em outros como de Rá), o deus íbis. Este é o deus da Lua, da sabedoria e da cura; o patrono dos escribas e responsável pela chegada dos hieróglifos ao Egito.

Nephthys (a safadenha) foi a "irmã-esposa" de Set e de Osíris (lembrem-se que naquela época era comum o faraó ter um harém), mas separou-se do primeiro após a morte do faraó, unindo-se à sua irmã Ísis no luto. Tem associação direta ao culto dos mortos. De sua união com Osíris, nasceu Anúbis: o deus chacal, quem criou a primeira múmia da história ao preparar o corpo do pai assassinado. Ele tem papel importante na passagem para o mundo dos mortos, percebemos então que ele foi "trabalhar" junto ao pai no fim das contas.

Voltando aos filhos de Rá temos Bastet e Sekhmeth, ambas mulheres. A primeira, a famosa deusa gato, é diretamente ligada à fertilidade sendo a deusa da sexualidade e do parto, explicando sua forma felina que, para os egipicios, é sinal de boa sorte.
Já a segunda não é uma filha tão boazinha assim... Sekhmeth é a deusa leoa enviada diretamente pelo pai para punir os humanos quando estes passaram a adorar  um deus em forma de serpente.

O mito da criação do mundo: Big bang? Pffh...Que nada!
Os primeiros filhos de Rá foram Shu, deus do ar, e Tefnut, deusa da umidade. Como vimos com os casais que eu citei anteriormente era bem comum irmãos se casarem, e o mesmo aconteceu com eles. Dessa relação nasceram Geb, deus da terra, e Nut, deusa dos céus, que se juntaram num abraço, formando outro casal.
O vovê Rá não gostou muito dessa história e ordeu ao filho Shu que separasse os próprios filhos, este empurrou Nut para cima e pressionou Geb pra baixo, mantendo-se entre os dois. Assim, surgiu o céu que cobre o mundo (Nut), a terra em que vivemos (Geb) e o ar que respiramos (Shu).

O "julgamento final": Tá, morri. E aí?
Assim que a pessoa morria, esta era recebida pelo deus Anúbis, que tinha a missão de pesar seu coração em uma balança para saber como o individuo tinha se comportado durante a vida. Após isso, o morto era enviado para Osíris para receber seu julgamento final, este o questionava sobre diversas passagens da vida e, nesse meio tempo, podia até aliviar a barra de quem tivesse sido reprovado por Anúbis.
Aqueles que fossem aprovados viveriam para sempre em um paraíso na companhia dos demais deuses, já os reprovados.... Ah, os reprovados... Estes eram devorados por Amnut, deusa representada com uma cabeça de crocodilo e corpo com partes de leão e de hipopótamo.

É isso minna',espero que tenham gostado do post um tanto diferente do habitual... Quem sabe não aparece por aí uma parte dois né ;3
Bai bai ♥

Pesquisas: (www) (www)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)