30.3.13

Páscoa? No Japão?

Nossos maninhos aproveitando o "hanami"

Como muitos de nós sabemos, a páscoa lá no Japão não é bem como estamos acostumados aqui no Brasil. Mas por que isso? 

Usui: É a velha história da religião...

Hai, lá no japão menos de 10% da população é cristã, a maioria segue o budismo ou o xintoísmo, que são meio que as religiões oficiais de lá. Mas se esta fosse a explicação, então porque o Natal é comemorado lá? 
Bem, um membro de uma empresa internacional especializada em pesquisa e publicidade chamado Ko Ozaki explica o que acontece. De acordo com a entrevista que ele deu ao site da rede americana ABC, ele acha que os japoneses não gostam desse "ritual" de presentear uns aos outros com ovos de chocolate, até porque isso não está associado diretamente com o cotidiano deles então é algo "fraco" até mesmo como uma data comercial. 
Sim, um dia a páscoa pode vir a ser aceita no Japão, assim como o Natal, mas até lá apenas parte da população parece se importar com isso. Muitos nem sabem o significado da páscoa, sabem que ela existe, mas não fazem a mínima ideia do porquê.

Sebastian: Então nossos irmãos do oriente não tem páscoa porque o feriado comercial não pegou, certo my lady?

Etto.... Sim e não. 
Acredito que o principal motivo seja esse sim, mas também tem outra questão.

Sebastian: Outra?

Hai. 
Para os japoneses, não se vive presenteando como fazemos por aqui. Lá o ato de presentear não tem que estar necessariamente ligado a uma data especial, eles costumam presentear uns aos outros como forma de agradecimento, visitas... Coisas assim.
Então como os japoneses adoram dar presentes, eles não vêem motivo para criar uma data só para isso...

Outro ponto que devemos levar em consideração é que no Japão já existem pelo menos duas datas nas quais as pessoas trocam chocolates: o Valentine's Day (dia dos namorados - 14/02) e o White Day (exatamente um mês depois, quando os meninos retribuem)
E se levarmos em consideração a época em que a páscoa acontece, os japoneses não conseguem pensar em um motivo para criar um novo feriado/costume quando as cerejeiras estão em flor. As sakuras ficam floridas apenas uma semana por ano, época em que todos se reunem perto delas para fazer o "hanami" (admirar as flores). Por ser algo muito significativo para eles, inserir uma troca de ovos de chocolate ou algo do gênero não parece uma ideia muito produtiva...

Mas povo que quer comemorar a páscoa no Japão, não se desanimem, não é proíbido ou algo assim. Os japoneses só não tem o costume por seus motivos (alguns citados acima), mas acredito que a pequena parcela de cristãos devem comemorar sim de alguma forma.

Usui: Então não podemos ver coelhinhos fofinhos colorindo as ruas do Japão? =( 

Bom, tem um lugar mágico chamado "Tokyo Disney" onde a páscoa tem seu lugar. Lá eles festejam e com direito a personagens orelhudos e caça aos ovos e tudo... Então dá sim para quem quiser se divertir ; )

Etto.... Pesquisei em alguns sites (só achei o link deste) para fazer este post e dei uma resumida e coloquei o que entendi aqui. Caso eu esteja equivocada fiquem a vontade para me corrigir e etc... 

E boa páscoa procês minna'! (  /^-^)/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)