16.2.12

Furoshiki


"O furoshiki é a arte tradicional de embrulho japonês, através da utilização de um tecido quadrado este possibilita embrulhar qualquer objeto. Surgiu durante o Período Edo quando os senhores feudais frequentavam os banhos públicos, cada um carregava seu vestuário embrulhado no furoshiki, por sua vez cada furoshiki era identificado com o brasão da família. Durante o Período Edo havia muitos incêndios com isto o furoshiki servia como uma mala de mudança,os objetos embrulhados eram carregados nas costas e cabeça.

Mas após a Segunda Guerra Mundial, o furoshiki começou a perder sua popularidade, por conta das sacolas plásticas, com isto no Japão a Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike lançou a campanha Mottainai Furoshiki onde engloba o conceito dos 3 R´s (reutilizar, reduzir e reciclar) seu objetivo foi de resgatar e incentivar o uso do furoshiki como eco-bag, para substituir o uso de sacolas plásticas.O tamanho do furoshiki este simples tecido quadrado pode variar de acordo com o objeto a ser embrulhado, o tipo de tecido do furoshiki pode ser desde um algodão, tecido sintético, orgânico até um tecido mais delicado como a seda.


No Brasil, a designer Sofia Nanka Kamatani formada em Desenho Industrial pela Universidade Mackenzie onde defendeu seu mestrado, atualmente é a única designer especialista em Furoshiki no Brasil, através de cursos e workshops tem divulgado sobre a importância e a versatilidade do furoshiki. A convite da Fundação Japão a designer divulga o primeiro 'Concurso de Criação de Padronagem de Furoshiki", dirigido para os estudantes de faculdades e universidades de artes plásticas, design, moda, arquitetura e decoração." (fonte: Nikkeypedia)

Aqui vai um vídeo que ensina você a como usar o Furoshiki de algumas formas:


Espero que tenham gostado deste (pequeno) post sobre o Furoshiki.
Se vocês souberem de mais vídeos de furoshiki ou artesanatos japoneses simples como este, comentem aqui (ou mandem pela página de contato) que eu irei tentar fazer um post sobre ele okey? ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)