1.7.14

Entrevista: Felipe Reino

Finalmente consegui realizar este projeto do blog... Gostaria de agradecer imenso ao Felipe que aceitou meu pedido para entrevistá-lo e foi super educado desde o princípio. Honto ni Arigatou ^oo^
Foi um grande feito, não só como blogueira visto que sou uma grande fã, e agora vou partilhá-lo com vocês.
Continuem lendo para acompanhar a entrevista. Se não sabem quem é o Felipe, cliquem aqui para serem direcionado ao post sobre ele.



»Bom dia, Felipe... Antes de mais nada, muito obrigada por ter aceitado responder à entrevista! Sinto muito pela demora em enviá-las...
Vamos às perguntas?
Olá Nayou
Eu que agradeço o convite. E sem problemas quanto a demora! Enfim, vamos lá:

»Uma frase que te define/inspira: 
Nunca tive uma frase que carregasse pela vida e não me recordo de nenhuma no momento, mas coisas que me definem/inspiram são: Deus, família, fidelidade, verdade. Acho que posso me identificar com toda a frase que tem a essência verdadeira de tudo isso que citei.

»Seu quote preferido:
(Acreditando que entendi o significado de "quote" kk):"– Paciência é uma virtude! – Mas agora não é não!" Diálogo dos personagens de Rachel Weisz e Brendan Fraser no filme "A Múmia" de 1999.

»Seu livro/série favorito:
Huuum... Acho que "As Crônicas de Nárnia" e "Percy Jackson e os Olimpianos" ainda são minhas séries favoritas.

»Prefere livros de papel ou digitais?
Papel sem sombra de dúvida! Não existe nada melhor que o cheiro de livro novo!!!

»Como sua família reage/reagiu com relação a este seu desejo de ser escritor? Eles te apoiam hoje em dia?
Meu desejo de escrever vem desde sempre. Não lembro de nenhuma fase da minha vida em que eu não tenha desejado isso. E minha família sempre apoiou e continua apoiando, graças a Deus! 

»Como lida com os famosos "bloqueios de escritor"?
Arrancando meus cabelos kkk Mas tento sempre jogar algum game, assistir ou ler algo relacionado ao que estou escrevendo ou mesmo reler o que já escrevi. Nem sempre funciona, mas ainda é o método que traz mais resultado

»Como faz para começar uma nova estória? Tem algum plano que sempre segue? Como escrever todo o enredo ou um resumo antes de começar...
Acho que o processo é bem parecido para todos que escrevem: Começo transpondo todas as minhas ideias em um rascunho, depois organizo e por fim vou escrevendo um "resumão" com tudo o que vai acontecer (o que não significa que irei seguir a risca tudo o que está escrito).

»Como se inspira na hora de escrever?
Gosto de criar o clima com música. Trilhas de filmes e músicas clássicas são o que mais utilizo. Se preciso de uma cena de ação/aventura sempre busco trilhas de filmes como "Jurassic Park", "As Crônicas de Nárnia". Cena de mistério, filmes de terror. "Resident Evil" e "O Chamado" são minhas favoritas. E por aí vou seguindo e me inspirando. 

»Que tipo de estória mais te atrai?
Tenho uma atração maior por fantasia, mas também sou muito apaixonado por uma boa trama policial e um bom suspense/terror. 

»O que é essencial num bom enredo?
Acho que, principalmente, o essencial é o autor conhecer bem o público para quem está escrevendo. Cada gênero tem suas particularidades. Eu priorizo sempre a ação, romance e o bom humor, acho que isso é o essencial para quem deseja escrever sobre fantasia para adolescentes.

»E o que é totalmente dispensável?
Não creio muito no dispensável. Algo que não é bom para aquela trama, pode ser bom para outra. Novamente o autor tem que conhecer o público para quem escreve. 

»Porque decidiu liberar seus livros online e não tentar logo uma editora?
Queria tentar analisar o meu produto. Ver as reações dos leitores e, a partir disso, fazer as mudanças necessárias antes de tentar uma editora. Também queria já ter um nome reconhecido, mesmo que por poucas pessoas.

»O retorno que obteve foi o que esperava?
Quando comecei a lançar livros na internet, em 2009, eu era muito jovem (16 anos) e, bem, digamos que eu era um pouco sonhador. Hoje já vejo diferente e estou satisfeito com o retorno. 

»Em algum momento já pensou em deixar tudo pra la e desistir? Se sim, o que fez sobre isso?
Não. Em nenhum momento. A única coisa que mudou de quando eu era criança é o fato de que eu já aceitei que não irei viver apenas de livros, mas desistir eu não irei nunca.

»O que acha da literatura brasileira atual?
Acho que a literatura brasileira como um todo é excelente. Não importa muito a época, sempre tivemos ótimos autores. O povo brasileiro é muito criativo. Mas tenho estado satisfeito em ver que o gênero fantasia tem crescido. Autores como André Vianco, Raphael Draccon e Eduardo Sphor estão provando que não devem em nada para autores estrangeiros, além de serem um incentivo para quem pretende se aventurar no ramo.

»Acha que pela praticidade dos livros digitais hoje em dia vai ajudar a mudar esta figura de "jovem não lê"/"brasileiro não lê"?
Acredito que ajude a ler mais, mas não a ponto de tornar o jovem brasileiro em um leitor. Isso é muito cultural, vem de berço. São outros tipos de ações que devem ser feitas para mudar esse quadro. Mas não vamos começar a falar de política aqui.

»E sobre os jovens que se arriscam nessa vida (mesmo que com fanfics)?
Estão no caminho certo. Se gostam de escrever, então escrevam! Não importa o gênero ou formato, apenas escrevam. Eu dou total apoio e acredito que desse cesto ainda saia muita gente talentosa e de futuro brilhante.

»Um recado a quem te acompanha:
Perdão por ter abandonado vocês! Eu não esqueci da promessa que fiz. No final do ano sairá sim "Os Sonhos de Lucy", não se preocupem! 

»Um recado para quem está a ler isto:
Espero que tenha agradado e despertado o interesse de vocês. Ainda sou um amador, mas estou contando com o apoio de todos para continuar.

»Obrigada novamente e parabéns pelo ótimo trabalho, continue sendo um jovem inspirador ^oo^ espero que a entrevista não tenha ficado muita extensa...
Queria agradecer mais uma vez o convite e dizer que adorei essa entrevista!
Um grande abraço
Felipe Reino


Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre este autor. Eu, pessoalmente, fiquei realmente surpresa por ter tantos pensamentos em comum com ele e pelas dicas que ele acabou dando ao longo de tudo =w=

Um comentário:

  1. Ótima entrevista!

    Tive o prazer de trabalhar com o Felipe e tive uma experiência maravilhosa com ele. Seus textos são incríveis, a leitura é maravilhosa.

    Desejo todo sucesso para ele como escritor!

    ResponderExcluir

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)