6.1.13

Um resumo sobre Ouroboros



"Ouroboros (ou oroboro ou ainda uróboro) é um símbolo representado por uma serpente (ou um dragão) que morde a própria cauda. O nome vem do grego antigo: οὐρά (oura) significa "cauda" e βόρος (boros), que significa "devora". Assim, a palavra designa "aquele que devora a própria cauda"
Sua representação simboliza a eternidade. Está relacionado com a alquimia, e é por vezes representado como dois animais míticos, mordendo o rabo um do outro. 
É possível que o símbolo matemático de infinito (∞) tenha tido sua origem a partir da imagem de dois ouroboros, lado a lado"
E é aí que vocês perguntam, "onde você conheceu isto nay-chan?"
E eu respondo mi hermosos, lendo "Os imortais". Não é segredo para ninguém que eu sou apaixonada por esta série da Alyson Nöel, e foi aí que conheci os Ouroboros.
E como toda boa.... como posso dizer... "crença"? Enfim, cada lugar/religião/pessoa tem uma forma diferente de interpretar....
uma das é a do "Dictionnaire des symboles", que diz que "os ouroboros simbolizam o ciclo da evolução voltando-se sobre si mesmo". Isso quer dizer algo como, no fim da evolução, começar de novo. Sempre continuo. Um Retorno Eterno. A imortalidade.
Não, não estou afirmando que existe todo esse lance da imortalidade ligada a alquimia e tal (até porque, quem sou eu para falar algo?!) Não a imortalidade carnal pelo menos, não acredito que tenhamos conseguido tal proeza. 
Mas um imortalidade espiritual, talvez? 
É. Por que não?
"Pode-se referir que o ouroboros, ou símbolos semelhantes, constam de obras alquímicas, nas quais significa “alimenta este fogo com fogo, até que se extinga e obterás a coisa mais estável que penetras todas as coisas, e um verme devorou o outro, e emerge esta imagem”. Isto, após uma fase em que pela separação se divide o um em dois, que contém em si mesmo o três e o quatro, “... é um fogo que consome tudo, que abre e fecha todas as coisas”
Geralmente, nos livros antigos, o símbolo vem acompanhado da expressão "Hen to pan" (o um, o todo). Remete-se assim, mais uma vez, ao tema da ressurreição, que pode simbolizar o “novo” nascimento do iniciado."

Resumindo e explicando de uma forma geral, o Ouroboro significa a eternidade. O eterno desenvolvimento e evolução.
Espero que tenham gostado deste baita resumo sobre o assunto....
[fonte: wikipédia]

2 comentários:

  1. Ouroboros *--* eu conheci com FullMetal Alchemist, eles explicam o que é um.. adorei o seu post nay'chan ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem uma explicação meio diferenciada, mas continua significando de certa forma a imortalidade ^^

      Excluir

Comente o que quiser sobre o post ou sobre o blog, mas atenção às regras:

-Comentários só com "seguindo, segue por favor" e/ou "aceita parceria/afiliação" ou qualquer coisa do gênero não serão considerados;
-Xingamentos, palavrões, ofensas ou qualquer tipo de agressão comigo, com o blog ou com os demais nekos estão proibidos!
-Desafios/tags/memes são aceitos, assim como sugestões de posts

(◡﹏◡) (⊙﹏⊙) (◕﹏◕) (◕‿◕) (◡‿◡) (◡︿◡) (´◡ω◡`)
(´◕ω◕`) (´⊙ω⊙`) (´◠ω◠`) (◠ω◠) (●ω●) (●︿●)
ಥ⌣ಥ ಠ_ಠ ( ̄。 ̄)~zzz (″・ิ_・ิ)っ ♪(*ノ・ω・)ノ♫ ∑(゜Д゜;) (ノ◕ヮ◕)ノ
(╯°□°)╯︵ ┻━┻ (ノಠ益ಠ)ノ彡┻━┻
┬──┬ ノ( ゜-゜ノ)